Skip to content
Published 08/11/2018

Semiótica é o estudo de como signos e símbolos são construídos. Podemos dividir a semiótica em algumas linhas teóricas, como a semiótica de Charles Peirce e a de Ferdinand de Saussure, mas neste episódio falaremos da teoria de Algirdas Julius Greimas, mais conhecida como semiótica francesa.

Para isso, Fernando Henrique e Guilherme Zaffari recebem o mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), Renato Razzino, que em sua dissertação estudou a semiótica discursiva aplicada em jogos.

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco em contato@holodeckdesign.com.br

Siga o Holodeck no Twitter e no Facebook.

BIBLIOGRAFIA:

  • ERNICA, Renato Razzino. A incompletude narrativa como efeito de sentido nos jogos digitais. Texto
    Digital (UFSC), v. 10, p. 46-75, 2014.
  • ERNICA, Renato Razzino. Ensaio semiótico sobre a narratividade nos jogos digitais. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

COMENTADO NO EPISÓDIO:

INDICAÇÕES DO EPISÓDIO:

    • Mega Man X
    • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
    • Ritual of the Moon
  • Hilda
  • As Arrepiantes Aventuras de Sabrina
  • A Maldição da Residência Hill

Músicas: