• Home
  • keyboard_arrow_rightBlog Wide

Blog Wide

246 Results / Page 1 of 28


Background
Indústria
play_arrow
share playlist_add
close

Regras do Jogo

Regras do Jogo #241 – Estado da Indústria de games

FernandoHCS 20/10/2025

Neste episódio, Fernando e Anderson conversam sobre a situação atual da indústria de videogame que vem passando por uma onda de compras, fechamentos de estúdios e demissões em massa. A indústria de games está em crise? Para embasar esse tema, nossos hosts trazem como fonte os relatórios de 2025 da GDC intitulado State of the game industry e The State of Video Gaming in 2025, de Matthew Ball. Por fim, também trazemos a Pesquisa sobre as condições de trabalho no setor de games realizada pela GDU. Essa pesquisa é um passo essencial para construção de um sindicato, então nos ajude a conhecer nossa […]

Read more trending_flat

Indústria
play_arrow
share playlist_add
close

Regras do Jogo

Regras do Jogo #240 – Estatuto Digital da Criança e do Adolescente

FernandoHCS 08/10/2025

A Lei nº 15.211, chamada de Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), estabeleceu novas regras para a proteção de crianças e adolescentes na internet. Entre os canais que cobrem games, a principal notícia foi a proibição de lootboxes para jogos com classificação indicativa menor de 18 anos. Além disso, foram criadas obrigações para plataformas digitais com vistas à prevenção e à mitigação de riscos ao público infantil, como supervisão parental, aferição de idade e publicidade comercial. Para conversar sobre o ECA Digital, recebemos pela primeira vez Miguel Livros, que é advogado formado em Direito pela Universidade do […]

Read more trending_flat

Academia
play_arrow
share playlist_add
close

Analise Comuna

Análise Comuna #002 – Gears of War e Colonialismo

FernandoHCS 10/09/2025

No segundo episódio do Análise Comuna, fazendo uma análise da série Gears of War. O episódio começa contextualizando o lançamento do primeiro jogo da série em 2006, sua relevância como um marco para jogos de tiro em terceira pessoa e sua narrativa cinematográfica. O objetivo é analisar a trilogia original não apenas como entretenimento, mas também como uma metáfora dos processos de colonização, considerando as leituras críticas de Frantz Fanon, que em Os Condenados da Terra descreve a violência como elemento estruturante da colonização, e de Aimé Césaire, que em Discurso sobre o Colonialismo vê a prática colonial como uma […]

Read more trending_flat

Academia
play_arrow
share playlist_add
close

Regras do Jogo

Regras do Jogo #238 – Heterotopias: videogame e espaços virtuais

FernandoHCS 21/08/2025

Neste episódio, Fernando e Anderson conversam sobre Heterotopias, a revista de arquitetura e videogames criada por Garath Damian Martin, que é escritor, artista e designer conhecido por Citizen Sleeper. Criada em 2016, a revista trás diversos ensaios de diferentes autores sobre videogames e seus espaços. Para esse primeiro episódio sobre Heterotopias, falamos sobre os ensaios Consider The Chair, de Robert Yang, e The Empty City, do criador da revista. O primeiro trata de Half-Life 2 e como as cadeiras do jogo também possuem significado; o segundo apresenta como os espaços vazios de Mirror’s Edge Catalyst refletem a gentrificação nas cidades […]

Read more trending_flat

Indústria
play_arrow
share playlist_add
close

Regras do Jogo

(episódio extra – aberto) Boteco Holodeck: Jogatório, The Alters, Pipistrello, O papel de parede amarelo e mais

FernandoHCS 23/07/2025

Neste episódio exclusivo para apoiadores que foi aberto ao acesso geral, Fernando e Anderson conversam sobre o evento Jogatório, o novo jogo de sobrevivência da 11Bit The Alters, o jogo de plataforma brasileiro Pipistrello and the Cursed Yoyo e o livro de Charlotte Perkins, O papel de parede amarelo. Encontro na Loot Gamers League dia 25 de julho de 2025 pra debater política, jornada de trabalho, games e tecnologia! Teremos: Lançamento de Cidadão de SP Simulator Vol. 2; Lançamento da brochura “A luta pela redução da jornada de trabalho”; Mesa de debate: Trabalho, tecnologia e games; Data: 25/07/2025 às 20H. […]

Read more trending_flat

Academia
play_arrow
share playlist_add
close

Regras do Jogo

Regras do Jogo #237 – Guerra Ao Terror nos Games

FernandoHCS 18/07/2025

Para concluir nossa duologia, neste episódio sobre guerra ao terror nos videogames, Fernando e Anderson conversam sobre a política externa dos EUA pós 11 de setembro e como a chamada Guerra ao Terror levou a guerras e destruição pelo mundo enquanto a indústria cultural adaptava o discurso orientalista contra as populações do Oriente Médio e Ásia. Para  essa conversa, trazemos os artigos “Have You Won the War on Terror? Military Videogames and the State of American Exceptionalism”, de Nick Robinson e “The Democratic People’s Republic of Korea, Procedural Rhetoric and the Military- Entertainment Complex: Two Case Studies from the War […]

Read more trending_flat

Academia
1
play_arrow
share playlist_add
close
  • 1

Regras do Jogo

Regras do Jogo #236 – Tortura Nos Videogames

FernandoHCS 08/07/2025

Na primeira parte de nossa duologia sobre Tortura e Guerra ao Terror nos videogames, Fernando e Anderson conversam sobre os artigos Ellie, Torture, and the Abyss: The Moral Representation of Torture in The Last of Us Part II, de Francesco Rotiroti e “Needs to Be Done’ The Representation of Torture in Video Games and in Metal Gear Solid V, de Ivan Girina. Através de uma introdução sobre o histórico das pesquisas sobre tortura e avançando pela sua definição, conversamos sobre a aplicação de tortura pelos EUA em suas prisões pelo mundo e como o país justifica isso. Em seguida, tratamos […]

Read more trending_flat

Indústria
play_arrow
share playlist_add
close

Analise Comuna

Análise Comuna #001 – Paradise Killer

FernandoHCS 27/06/2025

Ficamos felizes em apresentar o Análise Comuna, um novo programa do Holodeck Design focado em análises de jogos por uma perspectiva radical de esquerda. Neste programa, abordamos diferentes jogos, investigando o tipo de discurso político presente neles, trazendo discussões sobre economia política, crítica cultural e estética. Teremos também a presença de convidados especiais que irão enriquecer e contribuir na conversa. No primeiro episódio, falamos do cult classic Paradise Killer, um jogo de aventura desenvolvido pela Kaizen Game Works onde os jogadores assumem o papel de Lady Love Dies, uma investigadora que é trazida do exílio e encarregada de descobrir o […]

Read more trending_flat

Indústria
play_arrow
share playlist_add
close

Regras do Jogo

Regras do Jogo #234 – Videogame e jornalismo, com Gustavo Oliveira

FernandoHCS 20/06/2025

Recebemos pela primeira vez o jornalista e criador de conteúdo sobre videogames Gustavo Oliveira, que vem fazendo um trabalho de comentar de forma crítica os jogos e a indústria de videogame, assim como seus correlatos na cultura pop, como a adaptação de The Last of Us para a TV. Deste modo, conversamos sobre música, produção de conteúdo no TikTok, a situação da crítica especializada hoje, a crise na indústria de videogame e concluimos fazendo breves comentários sobre a adaptação do jogo da Naughty Dog. Conheça o trabalho de Gustavo acessando suas redes aqui. Ajude a financiar o Holodeck Design no Apoia.se e Orelo.cc ou […]

Read more trending_flat