play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
play_arrow

Estudando o Videogame

Estudando o videogame #3 – Gambiarras, mods e pirataria

FernandoHCS 08/12/2021 1


Background
share close

É impossível falar sobre a história dos jogos digitais no Brasil sem falar, o tempo todo, sobre o papel central da pirataria, das modificações e das gambiarras. Isso porque, antes compor um debate moral ou jurídico, o tema precisa ser abordado por uma perspectiva política, econômica e social, sempre partindo de uma constatação: não fosse a pirataria e outras práticas “ilegais”, pouquíssimas pessoas teriam tido o acesso e a possibilidade de experimentar jogos, consoles e equipamentos no país até hoje e, especialmente, nos anos 1990 e 2000.

Pra compreendermos um pouco mais as bases sociais e as implicações desse fenômeno, convidamos Rique Sampaio (criador do podcast Primeiro Contato e do portal Overloadr) e Zé Messias (pesquisador e coordenador do GamerLab/UFMA), que nos contarão (quase) tudo que sabem sobre gambiarras, mods e pirataria no contexto da história dos games no Brasil.

“Estudando o videogame” é uma série especial produzida em parceria pelo Holodeck Design e pelo Sesc Interlagos (SP) como parte do projeto “Nerds que criam”. Apresentada pelo Fernando Henrique e Anderson do Patrocínio, a série traz, em quatro episódios, temas básicos pra quem quer se introduzir por meio de um viés crítico no mundo dos estudo de jogos.

Nerds que criam é um projeto do Sesc Interlagos que apresenta personagens e coletivos ligados à cultura nerd, sempre com foco na produção autoral e independente e na participação ativa e crítica do público.

Siga o Holodeck no TwitterFacebookInstagramYouTube e entre em nosso grupo de Discord do Regras do Jogo.

  • cover play_arrow

    Estudando o videogame #3 – Gambiarras, mods e pirataria
    FernandoHCS

Participantes

Tagged as: .

Previous episode

Post comments

This post currently has no comments.