play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
play_arrow

Estudando o Videogame

Estudando o videogame #4 – Games e política: como é, e como poderia ser

FernandoHCS 11/12/2021 1


Background
share close

Não, esse não é mais um debate que busca responder se há ou não relação entre política e jogos digitais. Para nós, isso já é uma premissa: desde os primórdios dos videogames, não faltam exemplos e casos que nos demonstram com clareza como a política está sim presente nesse mundo de forma inescapável – como não poderia deixar de ser. Desde o primeiro esboço de uma ideia para criação de um jogo, passando pelas fontes de financiamento pra viabilizar um lançamento até as mensagens políticas que são expressas nos games por meio de sua estética, do seu texto ou das suas mecânicas, praticamente tudo tem a ver com política.

Neste quarto e último episódio da série especial Estudando o videogame, trouxemos o Ricardo Régis – um dos criadores do canal Nautilus -, que vai nos ajudar a compreender um pouco mais sobre alguns dos diversos aspectos dessa relação entre política e jogos digitais ao longo da história, apontando algumas das armadilhas e potenciais que se apresentam para jogadores, desenvolvedores e pesquisadores no meio de tudo isso.

“Estudando o videogame” é uma série especial produzida em parceria pelo Holodeck Design e pelo Sesc Interlagos (SP) como parte do projeto “Nerds que criam”. Apresentada pelo Fernando Henrique e Anderson do Patrocínio, a série traz, em quatro episódios, temas básicos pra quem quer se introduzir por meio de um viés crítico no mundo dos estudo de jogos.

Nerds que criam é um projeto do Sesc Interlagos que apresenta personagens e coletivos ligados à cultura nerd, sempre com foco na produção autoral e independente e na participação ativa e crítica do público.

Siga o Holodeck no TwitterFacebookInstagramYouTube e entre em nosso grupo de Discord do Regras do Jogo.

  • cover play_arrow

    Estudando o videogame #4 – Games e política: como é, e como poderia ser
    FernandoHCS

Participantes

Tagged as: .

Previous episode

Post comments

This post currently has no comments.