• Home
  • keyboard_arrow_right Regras do Jogo
  • keyboard_arrow_rightPodcasts
  • keyboard_arrow_right
  • keyboard_arrow_right Regras do Jogo #108 – O problema da empatia nos videogames
play_arrow

Regras do Jogo

Regras do Jogo #108 – O problema da empatia nos videogames

FernandoHCS 06/07/2021


Background
share close

Por muito tempo o conceito de diversão era o atributo mais valorizado na indústria de jogos, o que permitiu ataques à jogos que destoavam dessa característica. Entretanto, com as mudanças na indústria cultural e uma expansão do mercado consumidor, incluindo novos públicos, como mulheres, pessoas pretas e LGBTQIA+, a indústria de videogame deslocou parte do seu discurso e, agora, jogos inclusivos e com narrativas pessoais ganharam importância, sobretudo na cena independente, o que resultou no chamado Jogos Empáticos, games que oferecem a chance do jogador sentir a dor do outro e desconstruir preconceitos. Mas será mesmo que estes jogos são capazes de operar tal mudança? Esse é o objetivo principal de jogos feitos por pessoas marginalizadas? Como o discurso da empatia serve à uma política afetiva e prioriza o jogador tradicional ao invés do criador? Por conta destas questões, iremos conversar sobre o problema da empatia nos videogames.

Esse episódio se fundamenta no artigo Empathy and Its Alternatives – Deconstructin the rhetoric of empathy in video games, da pesquisadora Bonnie Ruberg, que se propõe à questionar o discurso da empatia, que virou um jargão mercadológico e é reproduzido pelas empresas de jogos, universidades, palestras e mídia, e que defende o poder dos videogames empáticos de “colocarem o jogador na pele de alguém”, sendo esse alguém geralmente uma pessoa marginalizada ou LGBTQIA+.

Siga o Holodeck no TwitterFacebookInstagramYouTube e entre em nosso grupo de Discord do Regras do Jogo.

Esse episódio foi gravado ao vivo em nosso canal na Twitch, faça parte também da conversa.

  • cover play_arrow

    Regras do Jogo #108 – O problema da empatia nos videogames
    FernandoHCS

Participantes

Referências:

RUBERG, Bonnie. Empathy and Its Alternatives: Deconstructing the Rhetoric of “Empathy” in Video Games. Communication, Culture & Critique, v. 13, n. 1, p. 54-71, 2020.

Indicações do Episódio

Cupons de Desconto

regrasdojogo – 10% Descontos em todas as camisas da Veste Esquerda.

Músicas:

  • Persona 5 – Beneath The Mask lofi chill remix
  • A.L.I.S.O.N – Space Echo

Tagged as: .

Previous episode

Post comments

This post currently has no comments.